Pinda conscientiza tutores sobre obrigatoriedade de focinheira para circulação de cães de raça que podem ser agressivos

Pinda conscientiza tutores sobre obrigatoriedade de focinheira para circulação de cães de raça que podem ser agressivos

A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou uma importante campanha para conscientizar os tutores de cães de raças consideradas perigosas sobre a obrigatoriedade do uso de equipamentos de contenção para evitar que os animais efetuem ataques ou mordidas.
Segundo a legislação em vigor, cães de raças consideradas violentas e perigosas só podem ser levados a parques, praças ou vias públicas, onde ocorra a presença de crianças ou pessoas indefesas, com a utilização de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira.
Na última semana, a Secretaria de Governo e Serviços Públicos realizou a fixação de placas de conscientização em diversos espaços públicos sobre a necessidade do cumprimento da lei. Atualmente o assunto é regulamentado pela Lei Estadual 11.531/03 e Lei Municipal 4.757/08, de autoria do ex-vereador Toninho da Farmácia.
As placas, produzidas pelo Departamento de Comunicação, foram instaladas em diversos espaços públicos como Parque da Cidade, Bosque da Princesa e praças do Quartel, Sete de Setembro, Monsenhor Marcondes, da Bíblia entre outras do Distrito de Moreira César.
A legislação municipal que estabelece as regras de segurança para posse e condução responsável de cães também determina que em propriedade particular o proprietário do animal deve mantê-lo em área com manejo seguro e fechada e com placa afixada informando que o animal é perigoso.

Ler 96 vezes
Entre para postar comentários
Go to top