Estado engaveta obra de duplicação da Oswaldo

Anunciado em 2013 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), o projeto para a duplicação do trecho inicial da Rodovia Oswaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba, será ‘engavetado’.

A decisão foi tomada pelo governo estadual após a conclusão do projeto executivo da obra, o que ocorreu com um ano de atraso.

A duplicação e modernização do km 0 ao km 5, trecho urbano de Taubaté, custaria R$ 64,3 milhões ao Estado, 83% a mais que o valor divulgado em agosto de 2014, de R$ 35 milhões.

Segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), a obra depende de previsão de recursos orçamentários para sair do papel, o que não acontecerá em 2017.

De acordo com o órgão, o orçamento do ano que vem “prioriza a conclusão das obras já em andamento”.

“Há o planejamento para a contratação de novas obras, por meio de licitação pública, no entanto, elas ainda não foram elencadas”, completou o DER, por meio de nota.

NOVELA/ A duplicação seria a contrapartida do governo estadual à obra de prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto, que liga a capital a Taubaté, e que será estendida até a Oswaldo Cruz. O encontro das vias será justamente na altura do km 5 da Oswaldo Cruz.

Desde 2013 o projeto vem sofrendo alterações. Antes, a previsão era de duplicação em trecho de sete quilômetros, e em 2014 caiu para cinco.

Em 2016 o valor da obra foi corrigido — dos R$ 35 milhões iniciais para R$ 64,3 milhões.

O valor foi definido no projeto executivo da obra, contratado em agosto de 2014 e que deveria ter sido concluído em junho de 2105 — a empresa responsável recebeu R$ 3,7 milhões do governo estadual.

O projeto foi entregue para o DER em maio desse ano, e o órgão solicitou algumas correções à empresa, o que adiou a definição a respeito dos rumos dessa obra.

O ‘engavetamento’ foi comunicado esse mês pelo órgão.

A ‘novela’ acompanha o ritmo da obra da Carvalho Pinto. Prevista inicialmente para ser concluída em janeiro de 2016, ainda está em estágio inicial.

Ler 3088 vezes
Entre para postar comentários
Go to top