Comitê vai investir na bacia do Paraíba

Foi aprovada na última quinta-feira (15) a liberação dos recursos na ordem de 4,2 milhões em projetos que deverão atuar para garantir a oferta e para contribuir com a melhoria da qualidade das águas na região. Oedital para entidades interessadas em participar será aberto até dia 20.

Durante reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), realizada em Taubaté, quando a liberação dos recursos foi aprovada, também foi aprovada a revisão do plano de bacias, documento que traça um diagnóstico e define as ações prioritárias para o Paraíba do Sul.

De acordo com o comitê, o investimento é do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), com recursos arrecadados por meio da cobrança pelo uso da água (R$ 3 milhões) e dos repasses de royalties (R$ 1.227.000,00) referentes à compensação financeira de áreas alagadas por reservatórios.

“Nos projetos são colocadas em prática as medidas que a análise técnica do Comitê demonstra como as mais necessárias”, disse o secretário executivo do órgão, Fabricio Cesar Gomes. Segundo ele, a proposta do comitê é financiar projetos que estejam alinhados com as prioridades do plano de bacias. “Nosso foco tem sido evitar a pulverização de investimentos, concentrando os recursos em projetos que beneficiem diretamente a comunidade”, concluiu.

Desta forma, o CBH-PS vai destinar mais de 70% dos recursos em projetos ligados ao tratamento de esgoto, ao restauro florestal e aos eventos extremos (inundações, por exemplo). Há também recursos previstos para ações de controle de perdas na rede de abastecimento e para projetos voltados à educação ambiental.

Ler 2858 vezes
Entre para postar comentários
Go to top