Ranking de Competitividade dos Municípios 2023 aponta avanços de Pindamonhangaba

Ranking de Competitividade dos Municípios 2023 aponta avanços de Pindamonhangaba

Pindamonhangaba foi apontada com posição de destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, divulgado recentemente e promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo tem como objetivo avaliar a capacidade dos governos municipais de proporcionar bem-estar social e elevar o padrão de vida de seus habitantes.
O município obteve a nota 53,82 e ocupou a 109ª posição entre 410 municípios brasileiros. Florianópolis (SC) foi a primeira colocada no ranking nacional com 65,92 pontos e a capital paulista ficou na segunda posição com 64,39.
Segundo o levantamento os pilares temáticos que o município obteve os melhores posicionamento foram: Qualidade da Educação, Inovação e Dinamismo Econômico, Saneamento Básico, Segurança, Capital Humano, Meio Ambiente e Acesso à Saúde.

Melhores Indicadores
Dentre os 65 indicadores pesquisados, Pindamonhangaba apresentou melhor desempenho nos itens:

Tema Ação Posição
Saneamento Cobertura Coleta de Esgoto 1º
Saneamento Cobertura Abastecimento de Água 1º
Saneamento Cobertura Coleta de Resíduos Doméstico 1º
Qualidade Saúde Desnutrição Infantil 13º
Qualidade Educação IDEB Ensino Fundamental - anos finais 19º
Máquina Pública Custo Função Legislativa 42º
Acesso Educação Taxa Matrícula Ensino Técnico Profissionalizante 47º
Sustentabilid. Fiscal Endividamento 56º
Economia Renda média do trabalho formal 56º
Segurança Mortalidade nos Transportes 59ª

Sobre o Ranking
O levantamento considerou municípios com mais de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisando 65 indicadores de 410 municípios brasileiros. Os indicadores foram divididos em três dimensões - Economia, Sociedade e Instituições - através de análise em 13 pilares temáticos: inovação e dinamismo econômico, inserção econômica, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, telecomunicação, capital humano e saneamento. Cada pilar tem um peso diferente. No final, os indicadores são combinados e chega-se a uma nota.
Essa foi a quarta edição do ranking organizado pelo CLP, uma organização que atua desde 2008 para formar novas lideranças públicas por meio de cursos, eventos e ações em todo o país. Segundo o CLP, seus objetivos são incentivar a competição positiva entre os municípios, permitir a obtenção de um amplo mapeamento dos fatores de competitividade, valorizar casos de sucesso, ser uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas e possibilitar uma comparação simples, direta e concisa, entre localidades.
O prefeito Dr. Isael Domingues recebeu os resultados com entusiasmo para melhorar ainda mais. “Todos esses indicadores retratam os frutos das ações que nossa gestão vem implementando. Alguns setores avançaram com maior velocidade, outros ainda precisam melhorar, porém uma coisa é certa: vamos usar esse material para elevar ainda mais a régua para que nos próximos anos possamos aproximar ainda mais das primeiras colocações”, afirmou.
Para acompanhar os resultados por tema e área obtidos através do levantamento desenvolvido pelo CLP o interessado pode acessar o link: https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/SP/pindamonhangaba/geral/ranking-geral

Ler 249 vezes
Entre para postar comentários
Go to top