Novo encontro discute plano de ação para acolhimento de moradores em situação de rua

Novo encontro discute plano de ação para acolhimento de moradores em situação de rua

Uma nova rodada de conversa foi realizada pela Prefeitura de Pindamonhangaba, na manhã desta terça-feira (22), visando definir ações que possam acolher e encaminhar os moradores em situação de rua aos serviços disponíveis no município, bem como trabalhar no resgate de vínculos familiares.
Dessa vez o encontro contou com a participação, além das autoridades, de entidades e grupos que trabalham e conhecem a situação de perto, possibilitando novas reflexões e contribuições para amenizar essa demanda de grande complexidade.
O encontro foi aberto pelo vice-prefeito Ricardo Piorino, incentivador desse trabalho social que apontou situações que podem ser realizadas pelo poder público em parceria com a iniciativa privada e com entidades sociais. “É um problema social que aflige todos os municípios e que precisa ser enfrentado de forma corajosa, dentro da legalidade e com um olhar especial. Por isso, a Prefeitura está propondo essa discussão, através de uma política intersetorial de nossas secretarias municipais”, afirmou Piorino.
O debate vem sendo acompanhado pelo Ministério Público local e mais uma vez contou com a presença do promotor Dr. Jaime Meira do Nascimento que manifestou novas situações. “Estamos construindo uma forma multidisciplinar de enfrentar o problema, com participação da sociedade, com olhar atento ao novo entendimento do STF, principalmente para evitar situações de abuso de poder e cultura higienista”, ressaltou Dr. Jaime.
Nesta semana, o Superior Tribunal Federal formou maioria que confirmou a determinação de que os municípios proíbam a remoção forçada de pessoas em situação de rua. Com a decisão, a remoção de pessoas e o recolhimento forçado de objetos ficam proibidos.
Os serviços de zeladoria urbana estão obrigados a divulgar, com antecedência, dia e horário de suas ações para que quem vive na rua possa recolher seus pertences sem conflitos. O entendimento também prevê a realização de mutirões da cidadania periódicos, visando regularizar a documentação, inscrição em cadastros governamentais e inclusão em políticas públicas existentes.
Participaram também da discussão as Secretarias Municipais de Saúde, Administração, Assistência Social, Cultura e Turismo e Mulher e Direitos Humanos, além de representantes da OAB, Polícia Militar e entidades e grupos de voluntários que atuam neste segmento.
“O assunto é muito amplo e mesmo antes da definição do entendimento do STF demonstramos que Pindamonhangaba saiu à frente com esse debate que irá prosseguir. No próximo dia 26 de setembro teremos o terceiro encontro que contará com a presença da Secretaria Municipal de Segurança, SOS, entre outros”, ressaltou a secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista do Carmo.

Ler 322 vezes
Entre para postar comentários
Go to top