Pinda entrega prêmio Luiz Gama para defensores dos direitos humanos

Pinda entrega prêmio Luiz Gama para defensores dos direitos humanos

A Campanha #RacismoNão, organizada pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba, realizou diversas ações no fim de semana.
Na sexta-feira (12) pela manhã houve o evento “As referências de Dr. Luiz Gama e João do Pulo no Contexto da Luta dos Negros", no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Na ocasião foram entregues o prêmio Dr. Luiz Gama a personalidades de Pindamonhangaba que atuaram ou desenvolvem projetos e trabalhos voltados para a defesa e promoção dos direitos da população negra, como Benedito Sérgio Irineu, Regina Bertolino Muniz, a atleta Rhayssa Jhennyfer Braz de Souza, Antonio Rogério Lemes de Souza (Pai Rogério) e Ailton Ribeiro Nascimento - representado por sua mãe Maria Auxiliadora Ribeiro.
Os prêmios foram entregues por autoridades de Pindamonhangaba, como o prefeito, Dr. Isael Domingues, o vice, Ricardo Piorino, o secretário da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado o supervisor regional de ensino, Ailton Agostini, os vereadores João Carlos Gomes - Cal - e Julinho Car, e Mauro Luiz - representando o Conselho Municipal da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
O evento contou ainda com a estudante Ashley, que encantou a todos com a música ‘O Canto das Três Raças’, de Clara Nunes.
Na sequência foi lançado o livreto ‘Heróis da Liberdade: Personagens e movimentos na luta contra a escravidão’, e a entrega de camisetas da campanha #RacismoNão a diversas pessoas que têm lutado a favor da causa.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, “disse que a ação é mais que uma campanha porque a luta contra o racismo e pela igualdade racial tem que ser continua. Precisamos entender que o racismo existe e precisa ser combatido todos os dias. Nossa luta é eterna para provar que somos iguais, para que as pessoas parem de fazer julgamento pela cor da pele”.
O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, afirmou que “a discriminação e o racismo estão entre as piores ações que podem existir. Não é admissível que em pleno século XXI, atos que deveriam ter sido banidos e superados pela sociedade, que não são aceitáveis, ainda ocorram e com frequência. O racismo é um crime grave e termos que punir severamente quem agir desta forma. Mas isso é um exemplo de como a sociedade está doente, porque é uma questão que já deveria ter sido superada, existam. Não podemos admitir atos de racismos. Uma das nossas ferramentas para combater isso é mudar a sociedade através do exemplo, de ações concretas, de inclusão e de educação. Por isso, Pinda dá um grande passo para mudar a sociedade com esse ato”.
O prefeito Dr. Isael Domingues enalteceu que “a luta é para que os direitos sejam preservados, sejam respeitados. Queremos igualdade. Por isso criamos uma Secretaria focada em trabalhar nesta causa. Vamos antecipar os problemas e resolver. Recentemente assinamos um pacto internacional em Denver, nos Estados Unidos, sobre questões humanitárias e sobre racismo. É um pacto global. Uma questão tão fortemente combatida em todo o mundo, na Ásia, na Europa, nos Estados Unidos, em toda a África e também nas Américas Central e do Sul. E nós não podemos ficar atrás, temos que dar um passo à frente e atuar nesta questão. Precismos fazer as pessoas refletirem, fazer uma transformação social, assumir a dor do outros. Somos seres humanos e devemos estar conectados, unidos pela causa comum. Basta de racismo”.
Ao fim, todos foram convidados a conhecer a exposição física do 5° SOH - Salão Online de Humor com caricaturas de João do Pulo.

Ler 253 vezes
Entre para postar comentários
Go to top