Alunos da ‘Maria Zara’ participam de aulas de robótica

Alunos da ‘Maria Zara’ participam de aulas de robótica

A Escola Municipal Profa. Maria Zara Miné Renoldi dos Santos, no Jardim Cristina, está oferecendo oficinas de robótica para os alunos do 3º ao 5º ano por meio de uma parceria com o SESI, pelo programa SESI Robótica.
O SESI Robótica é uma escola de programação e robótica destinada aos alunos da rede escolar SESI-SP e está sendo ofertada também aos estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 8 a 12 anos (robótica kids). A primeira turma da ‘Maria Zara’ iniciou os estudos no programa dia 17 de agosto e as oficinas serão aplicadas durante 10 semanas em uma das salas de aula da escola. Após o término das aulas com a primeira turma, poderá ser iniciada uma nova equipe no mês de outubro.
Os ensinamentos são feitos de forma dinâmica, com atividades práticas e exercícios que podem ser feitos em casa. A direção da unidade explicou que são ensinados conceitos básicos de programação, utilizando software e site específico e também há a criação de projetos na plataforma Microsoft MakeCode.
A Escola ‘Maria Zara’ oferece a infraestrutura de sala de aula e os chromebooks (computadores portáteis) e o SESI fornece as placas processadoras (bit comsensores, botões de acionamento e matriz de leds integrado”, além do professor de robótica.
A direção da unidade informou que os alunos se mostraram interessados e motivados com a nova atividade. A estudante Ana Maria Correa disse que “o site usado é bem interessante”. Para Kallebe Ribeiro, “a aula de robótica é divertida e dinâmica. Aprendemos coisas novas e o professor é bem legal”. Assim como eles, Valentina Lemes e Larissa Nicoletti também afirmaram gostar bastante.
Para professora da turma, Walkíria Quirino, “esta é uma oportunidade interessante para os alunos, que devem aproveitar”.
O professor de robótica, Fábio Lopes, avaliou que “as aulas estão ocorrendo de maneira muito positiva, pois os alunos são participativos e têm coerência em seus comentários. As atividades ocorrem por meio de desafios que os estudantes devem pensar e solucionar”.
Em relação à aprendizagem dos alunos, Fábio Lopes ressaltou que as aulas de robótica, em primeira abordagem, são uma estratégia educacional “que amplia a mente para encontrar soluções para os problemas do dia-a-dia a partir da lógica de programação. E, para aprender sobre programação e robótica, é preciso aprender os princípios básicos de como as coisas funcionam”.
A diretora da escola, Clarice Dias, garantiu que essa experiência é muito rica. “A parceria entre escolas é muito positiva, bem como o intercâmbio entre a rede pública e privada, com experiências inovadoras enriquecedoras para a aprendizagem dos estudantes, que são estimulados a pensar e solucionar problemas por meio dessa estratégia educacional”.

Ler 278 vezes
Entre para postar comentários
Go to top