Bancos de sangue da região se tornam críticos com a crise do coronavírus

Bancos de sangue da região se tornam críticos com a crise do coronavírus

Mesmo antes do início da pandemia do coronavírus, os níveis de bancos de sangue já eram bem abaixo do ideal na Vale.

Com a chegada da doença, o nível só piorou.

A Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) informou que desde o início de março, a coleta de sangue no estado caiu em 30% de um nível que já era abaixo do ideal.

Vários fatores contribuíram para a queda no número de doadores. O principal deles é o contágio no ato de doação e também por ter que frequentar um ambiente parecido com o hospitalar, o que pode causar medo e receio em alguns.

Ainda assim, o Ministério da Saúde pede que as pessoas continuem doando sangue, mesmo com a crise da Covid-19, já que os hemocentros são esterilizados e tomam as precauções para evitar o contágio de qualquer doença, inclusive do coronavírus. O medo de ser contaminado é válido, mas ainda assim a vontade de ajudar o próximo deve ser ainda maior.

Os dados da Secretaria de Saúde apontam que em alguns lugares, o estoque de alguns tipos sanguíneos está estável, embora os tipos mais comuns estejam em falta. É sempre necessário que sempre tenham doações, uma vez que não é possível dar precisão de quantas pessoas vão precisar de transfusão.

De acordo com o Ministério da Saúde todos os locais que recebem doação estão cumprindo as ordens vindas da pasta.

Ler 862 vezes

Última modificação em Sexta, 17/04/2020

Entre para postar comentários
Go to top