Pró-Trabalho inicia validação de pré-inscrições para seleção de candidatos em São José

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou na segunda-feira (14) e prossegue até a próxima quinta-feira (17) o recebimento de documentos de munícipes já inscritos no programa Pró Trabalho. Os documentos foram solicitados para validação das pré-inscrições, conforme estabelecido pelo decreto 17.760/18.

O recebimento dos documentos está ocorrendo no Estádio Martins Pereira, no período das 8h30 às 16h. Cerca de 50 servidores municipais foram designados para atendimento dos pré-inscritos. O tempo médio de atendimento para validação dos documentos exigidos foi de cinco minutos.

O Pró-Trabalho está sendo coordenado pelas secretarias de Inovação e Desenvolvimento Econômico e de Apoio Social ao Cidadão. Serão oferecidas até 2.000 vagas de trabalho temporário. Os participantes, devidamente inscritos, serão selecionados por critérios socioeconômicos, conforme os requisitos estabelecidos.
Bolsa-auxílio qualificação

Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000 por mês, por até um ano, renovável por igual período. Os bolsistas trabalharão inicialmente em três áreas distintas da Prefeitura: serviços administrativos, serviços internos e serviços externos. Também para terem direito à bolsa-auxílio, os selecionados deverão participar de cursos de qualificação, que serão oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.

Com experiência na área administrativa e desempregada há um ano, Amanda Alves da Cruz estava animada com a validação de sua inscrição no Pró-Trabalho.

“Espero ser selecionada para o programa e poder participar de cursos de qualificação na minha área e voltar ao mercado de trabalho”.

O pedreiro Cesar Elias do Nascimento também teve sua pré-inscrição validada. “Estou torcendo para ser convocado para trabalhar e participar de algum curso de qualificação”.

“O que mais me motivou para fazer a inscrição foi poder fazer cursos de qualificação, porque estou precisando me atualizar”, afirmou Aline Fernanda da Silva, que trabalhava como operadora em call center e também no transporte público, mas que está há quase um ano desempregada.

A professora de história Camila de Jesus Lopes afirmou estar confiante em uma nova chance na vida com o Pró-Trabalho. “Quero ser uma historiadora, mas preciso primeiramente de uma nova oportunidade e da bolsa-auxílio também”.

Incentivo às empresas

As empresas sediadas no município que desejarem participar do Pró-Trabalho contratando os beneficiários como empregados, poderão fazer parceria com a Prefeitura. Conforme o decreto, a empresa contratante terá reembolso pela Prefeitura de metade do valor do salário pago ao bolsista até o limite de R$ 500 mensais pelo período de três meses.

Empreendedorismo e trabalho

Também como parte das ações da Prefeitura de incentivo à empregabilidade e apoio ao empreendedorismo, acontece no próximo sábado (19), no Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade, das 9h às 18h, a Feira do Empreendedorismo e Trabalho. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Não há necessidade de inscrição prévia.

A Feira tem como objetivo oferecer aos visitantes um ambiente voltado ao mercado de trabalho com a captação e oferta de empregos, subsídios para qualificação profissional e o fomento às relações entre empresas, entidades, empregadores e empregados.

Ler 1072 vezes
Entre para postar comentários
Go to top