Pinda inicia atendimento com Programa de inclusão de pessoas com deficiência

Pinda inicia atendimento com Programa de inclusão de pessoas com deficiência

Pindamonhangaba iniciou no dia 4 de maio o atendimento com uma unidade de extensão do Polo de Empregabilidade Inclusiva de Lorena, um programa do Governo do Estado de São Paulo que realiza busca ativa de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.
O Polo de Empregabilidade Inclusiva tem o objetivo de promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O primeiro dia de atendimento do serviço, que tem base na Subprefeitura de Moreira César, “foi um sucesso, com oito pessoas cadastradas, que realizaram a entrevista de modo individual, para traçar o perfil dos interessados em empregos”, disse a diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza.
Ela explicou que “se trata de uma entrevista completa, mais demorada porque são feitas perguntas essenciais para que seja traçado esse perfil da pessoa para possível emprego”, completou.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, afirmou que “a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo vai beneficiar pessoas com deficiência de toda a cidade, embora o atendimento aconteça em Moreira César quinzenalmente, às quintas-feiras, com horário pré-agendado. Os interessados podem entrar em contato com a nossa Secretaria pelo número 3550-0361”.
João Carlos ressaltou que o programa utiliza a metodologia do emprego apoiado como estratégia para a inclusão profissional e agradeceu “tanto a equipe da Subprefeitura, do subprefeito Nilson Luís, como também de todos de Lorena, especialmente a Gisellyn Ribeiro, que é a coordenadora do projeto, e a Ethel Schadl e a Jéssica, duas técnicas que estão fazendo um trabalho incrível”.
O trabalho do polo de empregabilidade exclusiva é ancorado em várias ações, como a busca ativa, entrevista profissional, a qualificação técnica e empreendedora, o encaminhamento para vagas de emprego, encaminhamento para emissão de laudo e também o apoio às empresas. “Ainda estamos na busca ativa. Assim, quem tiver conhecimento de alguma pessoa com deficiência que esteja à procura de trabalho e de qualificação pode solicitar que nos procure ou ligue para o número 3550-0361. Além do Polo de Empregabilidade proporcionar essa busca por um trabalho, também qualifica a pessoa com deficiência dentro do perfil, por isso que essa entrevista profissional orienta os candidatos e também mapeia as habilidades e perfis”, completou Letícia.
De acordo com ela, “o próximo passo é encaminhar para a qualificação técnica e empreendedora, e também para vagas de emprego, que os próprios técnicos entram em contato com a empresa para verificar se há cumprimento da Lei de Copas e oferecer o perfil dessas pessoas entrevistadas”.
João Carlos lembrou que a técnica que realiza a entrevista também é formada em Libras. “Deste modo ela faz entrevistas em Libras. Além disso, a Subprefeitura é totalmente acessível, com banheiros, rampas, ou seja, ao alcance de todos”. O próximo encontro acontece dia 18 de maio

Ler 284 vezes
Entre para postar comentários
Go to top