Pinda lança projetos ‘Patrulha Maria da Penha’ e ‘E Agora José’ no Dia da Mulher

Pinda lança projetos ‘Patrulha Maria da Penha’ e ‘E Agora José’ no Dia da Mulher

No último dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Pindamonhangaba lançou dois projetos significativos: o “Guardiã Maria da Penha” e o “E Agora José?”. Os programas foram apresentados em um evento realizado na ETEC João Gomes de Araújo, marcando um passo crucial na proteção e promoção dos direitos das mulheres no município.
Autoridades locais dos 3 poderes e representantes da sociedade civil se uniram nesse evento, destacando o compromisso coletivo em combater a violência de gênero e promover relações saudáveis dentro da comunidade. O evento contou com a participação da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, representando o prefeito, Cláudia Domingues, do vice-prefeito, Ricardo Piorino, da Juíza, Patrícia Cotrim Valério, dos Promotores de Justiça, Carlos Eduardo de Castro Paciello, Jaime Meira do Nascimento, do presidente da Câmara dos Vereadores, Nobertinho, e da vereadora, Regininha, da delegada da Mulher, Dra. Ângela Aguiar, do Secretário de Segurança Pública, Fabricio Pereira, do secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, da diretora da Mulher, Luciana Simonetti, e representando o diretor da ETEC João Gomes de Araújo, o professor Ricieri Ramos dos Santos.
Durante o evento, os alunos promoveram um seminário e uma encenação que destacaram a importância de se levantar a bandeira contra a violência às mulheres.
O programa ‘Guardiã Maria da Penha’ tem como objetivo principal aumentar a proteção e oferecer mais segurança às vítimas de violência doméstica, enquanto o programa ‘E agora José?’ visa auxiliar os homens autores de violência a reconstruírem suas relações de forma saudável.
Além disso, foram apresentados as viaturas que serão destinados ao projeto Patrulha Maria da Penha e os guardas da Guarda Civil Municipal, que reforçaram o compromisso com a segurança e o combate à violência no município.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues, destacou que “o evento foi muito bonito, e as apresentações evidenciaram o impacto positivo do trabalho de conscientização realizado na cidade”.
O vice-prefeito, Ricardo Piorino, salientou o enfoque na prevenção e na reabilitação. “Enquanto o programa "Guardiã Maria da Penha" se concentra na proteção e segurança das vítimas, o projeto "E Agora José?" destaca a importância da reabilitação e do apoio aos homens autores de violência doméstica”, disse o vice-prefeito. “Essa abordagem abrangente não apenas oferece suporte imediato às vítimas, mas também visa abordar as causas subjacentes da violência e promover relações saudáveis e respeitosas”, finalizou Ricardo Piorino.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, disse que “este é um passo importante na promoção de uma cultura de respeito e proteção dos direitos humanos, garantindo um ambiente seguro e saudável para todos os cidadãos de Pindamonhangaba”.
Já o secretário de Segurança Pública, Fabrício Augusto Pereira, reforçou o compromisso da administração em investir recursos e serviços de apoio para garantir a proteção das vítimas, enfatizando que esses projetos são essenciais para a construção de uma sociedade mais segura, igualitária e respeitosa para todos.
Os projetos ‘Patrulha Maria da Penha’ e ‘E Agora José?’ representam não apenas uma resposta eficaz às demandas urgentes da comunidade, mas também um compromisso contínuo com a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência doméstica em Pindamonhangaba. Esses esforços são essenciais para criar um ambiente onde todos possam viver com dignidade e segurança.

Ler 82 vezes
Entre para postar comentários
Go to top