Mutirão de limpeza nas praias de Ubatuba

Crianças e voluntários participam nesta segunda-feira (21) de um mutirão de limpeza nas praias de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo (SP). A mobilização será em 12 praias e, além de deixar os locais mais limpos, tem como objetivo de promover a consciência ambiental dos banhistas.

As atividades fazem parte do ‘Clean Up Day’ (dia da limpeza, em português) e deve mobilizar cerca de mil pessoas, entre as quais estão crianças de escolas públicas e particulares do municípios. O mutirão vai às praias do Itaguá, Perequê-Açú e Praia Grande.

O 'Clean U Day' é um evento internacional, sem fins lucrativos, que promove atividades ambientais de conscientização e ações para melhorar o meio ambiente. “Nossa intenção [em Ubatuba] não é somente remover todo lixo e objetos encontrados, mas sim conscientizar os banhistas que muitas vezes acabam deixando embalagens de plástico ou micro plástico na areia”, disse Tiago Scatolini, biólogo do aquário de Ubatuba.

Além dos grupos que irão às praias, o mutirão espera ganhar adeptos da ação entre os banhistas nas ações. Os participantes receberão um kit de limpeza, contendo sacolas de plástico, luvas e protetor solar.

“O ‘Clean Up Day’ é realizado há 23 anos em diversos países, e na maioria deles ocorre no meio do ano, quando se aproxima o final do verão no hemisfério norte. Optamos por fazer na segunda, logo após o fim do verão no Brasil e esperamos que muitas pessoas se unam a nós”, disse o biólogo.

Após o recolhimento nas praias, toda coleta vai ser levada para a Praça da Baleia, onde será exposta para dimensionar o volume deixado nas praias. Todo o material será removido para local adequado em seguida.

Essa é a primeira vez que o ‘Clean Up Day’ é realizado em Ubatuba, que já teve outras ações de limpeza de praia em mutirões. Além de estudantes das redes pública e particular, também participarão voluntários e representantes de ONGs, o Instituo Argonauta e o Aquário de Ubatuba.

Ler 2228 vezes
Entre para postar comentários
Go to top