Contratação na construção tem melhora

Uma pesquisa divulgada pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) apontou aumento no número de contratações no setor em abril em quatro cidades da RMVale.

A cidade com maior número de contratações no período foi Pindamonhangaba, com 61 novas vagas, aumento de 3,37% no mês, seguida por Taubaté, com 59 vagas, São José dos Campos, 37 (após uma perda de 266 profissionais em março deste ano) e Caraguatatuba, com 19 novos registros formais.

A pesquisa foi realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego.

O levantamento aponta novas demissões em Jacareí, Guaratinguetá e Campos do Jordão. Em Jacareí, foram 10 vagas fechadas, uma redução de 0,47% no quadro; em Guaratinguetá, seis pessoas foram demitidas e em Campos do Jordão, cinco.

Sazonal
Para o diretor do SindusCon-SP em São José dos Campos, Mário Cezar de Barros, as contratações no mês de abril se devem a obras sazonais e ainda não servem como estímulo para o setor. “Neste período estão acontecendo muitas obras públicas, com data para começar e terminar. Elas não refletem uma possível retomada do setor e nós não conseguimos visualizar, ainda, um crescimento sólido nas contratações”.

Brasil
A construção civil brasileira registrou queda de 0,61% no nível de emprego em abril em relação a março, com o fechamento de 17,4 mil postos de trabalho. No acumulado do ano foram demitidos 72,9 mil. Em 12 meses, o total de cortes chega a 398,2 mil trabalhadores (mesmo patamar de maio de 2010).

Ler 6718 vezes
Entre para postar comentários
Go to top