Vale: Mais de 30 mil títulos podem ser cancelados

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que 31.939 pessoas correm o risco de perder o título de eleitor na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

São eleitores que não foram às urnas ou não justificaram a ausência nos últimos três turnos, pelo menos –ou seja, faltaram aos dois turnos das eleições de 2016 e, ao menos, ao segundo turno de 2014, nas eleições presidenciais.

A cidade com o maior número de eleitores com título irregular é São José dos Campos, onde 8.016 eleitores correm o risco de perder o título de eleitor, seguido por Taubaté (4187), Jacareí (3.085) e Pindamonhangaba (2.458).

Regularização vai até maio
O prazo para regularizar os títulos de eleitor de pessoas que não votaram nos últimos três turnos vai até o dia 2 de maio. Se a situação do título não for normalizada dentro do prazo, o documento será cancelado.

Para isso, é preciso comparecer a uma zona eleitoral para efetuar pagamento de multa, que custa R$ 3,51 por turno sem justificativa de ausência. É preciso levar RG, CPF, título antigo (se tiver) e comprovante de residência.

O título de eleitor irregular pode causar vários transtornos, como não conseguir tirar passaporte, ser impedido de assumir cargo depois de prestar concurso público e, até mesmo, ter problemas para abertura de contas bancárias.

Ler 2887 vezes
Entre para postar comentários
Go to top