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Greve é suspensa na Chery em Jacareí

Os trabalhadores da Chery de Jacareí suspenderam na manhã desta segunda-feira (29) a greve iniciada na última sexta-feira (26) após a rescisão de contrato da montadora com uma empresa terceirizada e que resultou na demissão de 33 funcionários.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Guirá Borba de Godoy Guimarães, a suspensão foi aprovada até a próxima quarta-feira (2). "A empresa abriu negociação e vamos nos reunir amanhã [terça-feira (1º)], às 15h", conta.

Segundo Guimarães, os trabalhadores já retornaram aos postos de trabalho na manhã desta segunda-feira. "A produção foi retomada e a greve está suspensa até quarta-feira, quando teremos uma outra assembleia com os trabalhadores", diz Guimarães.

Na última sexta-feira, os trabalhadores iniciaram uma greve por tempo indeterminado após a Chery rescindir o contrato com a BMS, empresa de logística que prestava serviços à montadora.

Inicialmente, o sindicato informou que 40 funcionários terceirizados foram demitidos com a rescisão do contrato. A direção da BMS, no entanto, informou que 33 empregados foram dispensados com a perda de contrato com a Chery.

Ainda na sexta-feira, a montadora informou que a paralisação dos funcionários poderia prejudicar o início da produção do New QQ na unidade. O novo modelo de carro é uma aposta da montadora chinesa para a retomada das vendas.

O objetivo do sindicato é a incorporação dos trabalhadores demitidos ao quadro de funcionários da Chery. A montadora possui cerca de 400 funcionários na planta de Jacareí - única da empresa no Brasil - e produz o modelo Celer. As informações são do Portal Meon.

Argentina chega a acordo para pagar dívida

A Argentina chegou ao início de um acordo com o fundo NML Capital e outros credores para pagar-lhes 4,653 bilhões de dólares e pôr fim ao processo bilionário de Nova York por sua dívida em moratória desde 2001, anunciou nesta segunda-feira o mediador judicial do caso.

"As partes assinaram na noite passada um início de acordo depois de três meses de intensas negociações sob a minha supervisão", afirmou em comunicado o mediador Daniel Pollack, que informou que a Argentina pagará "aproximadamente 4,653 bilhões de dólares para saldar tudo o que é reclamado no distrito sul de Nova York e no mundo inteiro".

"É um passo gigante para esse litígio de longa data, mas não é o passo final", acrescentou o mediador, indicando que agora o Congresso argentino deve derrogar as leis que impediam um acordo desse tipo.

No dia 5 de fevereiro, a nova administração do presidente argentino Mauricio Macri apresentou uma oferta para abonar 6,5 bilhões de dólares (sobre um total de 9 bilhões) a fundos "abutres" e outros credores para pôr fim ao processo judicial da dívida em moratória desde 2001.

O EM Limited e o Montreux Partners, dois dos seis principais fundos especulativos que obtiveram sentenças favoráveis na justiça de Nova York, foram os primeiros a aceitar as ofertas de 849,2 milhões e 298,66 milhões de dólares, respectivamente.

Já o NML Capital e o Aurelius, que em 2012 conseguiram uma sentença favorável para cobrar uma dívida que hoje ultrapassa 1,75 bilhão de dólares, não haviam aceitado a proposta e continuam negocianco o acordo de hoje. As informações são da AFP/France-Presse.

Nível do Cantareira continua subindo

O nível de água acumulada no Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da capital paulista e região metropolitana, subiu pelo 13º dia consecutivo entre ontem e hoje. Dados divulgados pela Sabesp neste domingo apontaram que o Cantareira opera com 52,6% da capacidade, o que representa elevação de 0,2 ponto porcentual em relação à marca registrada ontem. Esse porcentual considera o chamado volume morto como se fosse volume útil do sistema.

O Sistema Cantareira, responsável por atender mais de 5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, registrou 9,4 milímetros (mm) de chuvas desde ontem, e com isso já acumula 222 1 mm no mês. O volume supera em 9,7% a chuva média para meses de fevereiro, de 202,4 mm. Desde o final de janeiro, quando o índice estava em 45,4%, o reservatório do Cantareira subiu 7,2 pontos porcentuais.

Segundo o índice que calcula a reserva profunda como volume negativo, o nível do manancial também avançou, 0,2 ponto porcentual, e chegou a 23,4%. O terceiro índice divulgado pelo Sabesp cresceu 0,1 ponto, ao oscilar de 40,6% para 40,7%.

A última queda registrada no nível do Cantareira ocorreu no dia 22 de outubro, quando o volume de água represada caiu de 15,7% para 15,6%.

Outros mananciais
Usado para socorrer o Cantareira e atualmente responsável por atender o maior número de paulistas, o Sistema Guarapiranga apresentou queda de 0,1 ponto porcentual entre ontem e hoje, ao oscilar para 84,3%. Desde o início do mês, contudo, o nível de água do sistema apresentou alta de 1,3 ponto porcentual, ante os 83% registrados ao final de janeiro. O sistema não registrou chuvas nas últimas 24 horas, mas já acumulou 232 mm desde o início do mês, superando a média histórica de 192,9 mm.

O Sistema Alto Tietê, que também é composto por um volume morto adicionado em 2014, atingiu 32,7% de nível de armazenamento, o que representa alta de 0,1 ponto porcentual em relação ao nível de sábado. A pluviometria do dia ficou em 0,1 mm, com acúmulo de 172,3 mm no mês. A média histórica para meses de fevereiro é de 194,4 mm.

O nível de água armazenada no Sistema Alto Cotia ficou estável em 100%, apesar da chuva de 1 mm entre ontem e hoje. No mês as chuvas acumulam 83,8 mm, menos da metade da média histórica de 179,4 mm.

Os sistemas Rio Grande e Rio Claro apresentaram retração nas últimas 24 horas. No Rio Grande, o indicador de armazenamento encolheu de 88,5% para 88,4%. O nível do Rio Claro caiu de 83,5% para 83,2%. Em ambos os casos, não foram registradas chuvas durante o final de semana e o nível pluviométrico no mês permanece abaixo da média histórica. As informações são da Agência Estado.

São José: Embraer inaugura novo jato

Líder mundial na fabricação de jatos comerciais até 130 assentos, a Embraer deu um passo na consolidação de sua posição ao apresentar o E190-E2, primeiro jato da segunda geração da família de E-Jets de aviões comerciais, cujo voo inaugural está programado para o segundo semestre de 2016, com entrada em serviço prevista para 2018. A cerimônia foi realizada na quinta-feira, dia 25, em unidade da Empresa em São José dos Campos.

“Hoje demos mais um passo para o futuro da aviação comercial da Embraer com a apresentação mundial da nossa segunda geração de E-Jets”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial. “Tenho certeza que a partir deste evento, o interesse do mercado pelos E2 crescerá ainda mais, aumentando o sucesso comercial deste programa em todo o mundo.”

Com investimento de USD 1,7 bilhão, o programa E2 foi lançado em junho de 2013 e reforça o compromisso da Embraer em investir continuamente na linha de jatos comerciais e manter a liderança de mercado no segmento de 70 a 130 assentos. Os jatos terão motores de última geração de alto desempenho que, em conjunto com novas asas aerodinamicamente avançadas, controles de voo totalmente fly-by-wire e avanços em outros sistemas, resultarão em melhoras significativas no consumo de combustível, custos de manutenção, emissões e ruído externo.

Desde o lançamento, alcançou 640 pedidos, dos quais 267 firmes e de 373 opções e direitos de compra, tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing. Atualmente, a família de E-Jets opera com cerca de 70 clientes em 50 países, sendo líder global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de participação de mercado.

“A apresentação pública realizada hoje marca o término da montagem do primeiro E-Jet 190-E2 e abre caminho para o início dos testes que permitirão a realização do primeiro voo”, comentou Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Operações & COO da Embraer Aviação Comercial. “Estamos muito satisfeitos em atingir esta fase do programa atendendo todos os objetivos técnicos e econômicos estabelecidos no lançamento.”

O E190-E2 é o primeiro dos quatro protótipos que serão usados na campanha de certificação, enquanto outros dois aviões estarão envolvidos na campanha do E195-E2 e três na do modelo E175-E2, cujas entradas em serviço estão programadas, respectivamente, para 2019 e 2020.

O E190-E2 terá o mesmo número de assentos do atual E190, podendo ser configurado com 97 lugares em duas classes de serviço, ou 106 em classe única. Além disso, haverá aumento significativo de 800 quilômetros no alcance com capacidade cobrir distâncias de mais de cinco mil quilômetros. As informações são do Portal R3.

Jacareí: Trabalhadores aprovam greve na Chery

Os trabalhadores da Chery em Jacareí aprovaram na manhã desta sexta-feira (26), uma greve por tempo indeterminado na empresa. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a paralisação acontece devido à demissão de funcionários terceirizados.

Segundo o sindicato, nesta quinta-feira (25), cerca de 40 funcionários terceirizados que atuavam no setor de manuseio foram demitidos. A categoria alega que estava negociando com a montadora para a incorporação destes trabalhadores ao corpo de empregados da Chery.

"Estava na pauta de negociações com a empresa e eles assumiram o compromisso de transferir esses terceirizados para a planta da Chery. Além de não cumprir, demitiram", afirma Nilson Ferreira Leite, diretor do sindicato.

Na tarde desta quinta-feira, por volta das 16h30, a produção na empresa já havia sido paralisada devido às demissões. Na manhã desta sexta-feira, os funcionários aprovaram em assembleia a paralisação por tempo indeterminado.

"A produção está 100% parada e apenas parte do setor administrativo está funcionando. A greve segue por tempo indeterminado até que a empresa contrate esses funcionários demitidos e inclua no seu quadro", afirma Leite.

Uma nova assembleia está marcada para a manhã desta segunda-feira (29). Procurada, a Chery não retornou até o fechamento desta matéria. As informações são do Portal Meon.

Multa por velocidade cresce 35% em SP

As autuações de trânsito em São Paulo aumentaram 27,1% em 2015 em comparação com 2014. Uma das causas foi o crescimento de 35% das multas por excesso de velocidade no ano em que a gestão Fernando Haddad (PT) reduziu, a partir de julho, para 50 km/h o limite nas principais vias da cidade. Até novembro, das 11 milhões de infrações, um terço foi para motoristas que trafegaram acima da velocidade permitida.

Até novembro de 2015, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e os radares-pistola da Guarda Civil Metropolitana (GCM) multaram 3,8 milhões de condutores em velocidades acima dos 20% permitidos na via, segundo o Painel da Mobilidade, lançado ontem, e que mostra o detalhamento das autuações entre 2013 e o ano passado. Ele revela ainda no mapa da cidade os 923 locais onde há radares.

Segundo Haddad, a divulgação dos dados é uma forma de deixar "transparente" a fiscalização feita na capital paulista. Durante o lançamento, ele e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, voltaram a afirmar que "não existe indústria da multa, mas da morte", relacionando o desrespeito à lei por parte de motoristas e motociclistas ao número de mortos e feridos no trânsito.

"A arrecadação de multa é irrelevante em termos de orçamento. Os prejuízos materiais, de saúde, de previdência pública associados ao trânsito são um múltiplo do que se pode arrecadar com multa", disse o prefeito. No novo portal, a população pode saber quantas irregularidades foram registradas em cada uma das vias onde há tanto equipamentos eletrônicos quanto as multas manuais feitas por marronzinhos, policiais militares, agentes da São Paulo Transporte (SPTrans) e guardas-civis metropolitanos.

Para Haddad e Tatto, revelar a localização dos radares e divulgar os dados podem ter uma função pedagógica para que os condutores possam "se policiar em relação às leis de trânsito".

A especialista em trânsito e ex-coordenadora de qualificação humana do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) Maria Cristina Hoffmann elogiou a medida. "Deixar o condutor preparado para o que possa acontecer no trajeto dele é interessante, ele pode se organizar no caminho", disse. "Não é o radar que multa a pessoa, mas o condutor que infringe a velocidade. Acho muito pedagógico a Prefeitura dar a opção de ele saber onde tem fiscalização eletrônica." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ford Taubaté poderá aderir plano pró-emprego

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autorizou a fábrica da Ford, em Taubaté (SP), a aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que reduz a jornada e o salário dos trabalhadores. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (24).

Antes da aprovação do governo federal, a proposta precisou ser aprovada pelos trabalhadores. Ao todo, a unidade emprega cerca de 1,5 mil trabalhadores.

A medida vale a partir de 1º de março, por seis meses, mas pode ser estendida até 30 de junho de 2017. Em contrapartida, a empresa não pode demitir até março de 2018 - exceto por justa causa.

A proposta prevê a redução de 20% na jornada de trabalho e 10% nos salários dos funcionários da planta. No rendimento mensal, o governo daria contrapartida de 10% por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - com isso, os funcionários receberiam 90% do salário mensal.

Por nota, a Ford confirmou a aprovação para aderir ao programa pró-emprego na fábrica de Taubaté, que será implantada a partir de março.

A unidade da montadora em Taubaté fabrica motores, transmissões e componentes automotivos. Os motores abastecem as linhas de montagem de Camaçari (BA), onde são produzidas as linhas Fiesta e EcoSport, e São Bernardo do Campo (SP), onde são montados o Novo Ka e a Courier. Todos esses modelos são vendidos no Brasil e em outros países da América do Sul, assim como no México.

Crise automotiva


Para evitar demissões na fábrica de Taubaté, a Ford adotou em 2015 uma série de medidas para adequar a produção à demanda do mercado. Entre elas estão férias coletivas, suspensão dos contratos de trabalho 'layoff'. Mesmo assim, em março do ano passado, a multinacional demitiu 140 pessoas.

A Ford é a quinta empresa da região a aderir ao modelo pró-emprego - além dela também aderiram a Grammer, em Atibaia; Volkswagen e Gestamp, em Taubaté, e a Maxion em Cruzeiro.

 

Evo Morales é derrotado em referendo

Eleitores bolivianos levaram Evo Morales à sua primeira derrota eleitoral desde que se tornou presidente, em 2006, ao rejeitarem, por estreita margem, uma reforma constitucional que permitiria que ele disputasse um quarto mandato em 2019.

Após o anúncio oficial na noite desta terça-feira, as ruas da cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde a oposição a Morales é intensa, foram tomadas por eleitores que comemoraram o resultado do referendo realizado no domingo. Na capital La Paz também houve celebrações.

Com 99,5% das urnas apuradas, o "não" à possibilidade de Morales concorrer a novo mandato tinha 51% dos votos, contra 49% do sim. A diferença, de 150 mil votos, não poderá mais ser revertida com a apuração do restante dos votos.

O resultado coincide com duas pesquisas de boca de urna divulgadas logo após o fechamento das seções eleitorais.

Até o referendo de domingo, Morales havia vencido todas as disputas eleitorais nacionais, incluindo um referendo para mudar a Constituição do país em 2009, por uma margem média de 61,5% dos votos.

Obama apresenta plano para fechar Guantánamo

O presidente Barack Obama apresentou nesta terça-feira (23) um plano para fechar a prisão na base militar norte-americana de Guantánamo, em Cuba. O fechamento é uma promessa de campanha de Obama em sua primeira eleição, em 2008, mas sofre forte oposição política dentro dos EUA. O plano será levado ao Congresso norte-americano.

A prisão, destinada a receber acusados de terrorismo no pós-11 de Setembro, foi aberta em 2002 pelo então presidente George W. Bush dentro do território de 120 km² na costa sudeste de Cuba que é controlado pelos EUA desde 1903 e abriga uma base naval norte-americana.

"Estou trabalhando há sete anos para fechar essa prisão. Não quero passar isso para o próximo presidente", disse Obama. "Vamos fazer o que é certo para o país. Vamos fechar esse capítulo."

"Há muitos anos ficou claro que o centro de detenção da baía de Guantánamo não faz nossa segurança nacional avançar. Ele a enfraquece", afirmou ainda.

Segundo a Casa Branca, o plano mostra que o fechamento de Guantánamo é de "interesse da segurança nacional" norte-americana e refletirá uma grande economia para o governo do país --a prisão custa quase US$ 450 milhões por ano ao país.

Dos 91 presos atualmente em Guantánamo, 35 receberam a aprovação para serem enviados a outros países "nos próximos meses".

Dos 56 restantes, 10 enfrentam acusações ou foram condenados em processos perante comissões militares e os demais são considerados muito perigosos para saírem em liberdade ou serem transferidos a outro país. Os demais devem ser transferidos a prisões nos Estados Unidos e outros países.

A transferência de acusados de terrorismo em território norte-americano é a maior controvérsia entre os congressistas do país -- especialmente entre os republicanos, que controlam o Legislativo atualmente.

Em conferência telefônica com jornalistas, um funcionário do Pentágono detalhou que o plano, que será enviado ao Congresso hoje, considera 13 localizações diferentes em território americano para receber esses presos.

Essas 13 localizações incluem prisões já existentes em Estados como Colorado e Carolina do Sul, assim como a construção de novas instalações em algumas bases militares do país.

Na segunda-feira, Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, disse que muito dinheiro é gasto para manter a prisão enquanto outras alternativas mais baratas estão disponíveis.

"E certamente gostaríamos de trabalhar com o Congresso para transformar essas alternativas em realidade, porque sabemos que elas não enfraquecerão nossa segurança nacional. Na verdade, elas reforçarão. E o fechamento acabará com um sistema de recrutamento usado por organizações terroristas do mundo", disse Earnest, segundo o "USA Today".


"Buraco negro"

O governo americano inaugurou a prisão quatro meses depois de deflagrar uma guerra no Afeganistão, em represália aos ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, em Nova York.

Quando Obama assumiu a presidência, em 2009, 242 dos 779 detentos que chegaram a Guantánamo permaneciam detidos no local. Vários deles foram transferidos a outros países ou devolvidos a seus países de origem.

Muitos detidos que passaram pela base militar não tinham qualquer envolvimento com o terrorismo. Por essas e outras razões, Guantánamo foi alvo de críticas frequentes, sobretudo por parte de organizações internacionais de direitos humanos, e denúncias de tortura nos interrogatórios.

Andy Worthington, autor de "Dossiês de Guantánamo: a história de 774 detidos em uma prisão ilegal americana", afirmou que os detidos ficaram em "um buraco negro", sem acusação e sem julgamento.

Aproximação

O anúncio do plano para o fechamento de Guantánamo ocorre em meio ao processo de retomada de relações entre Cuba e EUA, anunciado em dezembro de 2014.

Desde então, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, visitou a ilha, Washington tirou o país caribenho da lista de nações que apoiam o terrorismo e as duas partes avançaram no que diz respeito à abertura de viagens e negócios bilaterais.

Obama viajará a Cuba nos dias 21 e 22 de março, na primeira visita de um presidente norte-americano em exercício à ilha nos últimos 88 anos.

A presença dos EUA em Guantánamo é uma das questões sensíveis para o governo Cuba, que deseja receber de volta o território. (UOL - Com agências internacionais)

Suzane Von Richthofen não irá para a faculdade

A Justiça negou pedido de Suzane von Richthofen para cursar uma faculdade em Taubaté, no interior de São Paulo. A defesa irá recorrer.

Suzane, condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais em 2002, cumpre pena na ala de regime semiaberto da Penitenciária-1 de Tremembé, no interior paulista. Richtofen já cumpriu 13 anos da pena em regime fechado e teve recurso para progressão da pena aceito pela Justiça.

O pedido da prisioneira foi feito em 3 de fevereiro e negado em 17 do mesmo mês pela juíza Wania Regina Gonçalves da Cunha, da Vara de Execuções Penais de Taubaté, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária. A reportagem não conseguiu falar com o defensor de Suzane.

Em dezembro, a Justiça negou, em segunda instância, pedido de Suzane para obter uma indenização de R$ 760 mil do Estado por danos à imagem em 2005, quando disse ter sido coagida pela diretora da unidade em que estava na ocasião a aparecer diante da imprensa.

CRIME

Suzane, seu ex-namorado Daniel Cravinhos e o irmão dele, Christian, foram condenados pelos assassinatos de Manfred e Marísia von Richthofen, mortos em 2002. Os irmãos Cravinhos estão no regime semiaberto desde 2013.

Em março de 2015, a Justiça de São Paulo determinou que a herança da família Von Richthofen seja entregue apenas ao irmão de Suzane, Andreas Albert von Richthofen. Na sentença, o juiz determinou que ela deveria ser excluída da partilha dos bens por considerá-la "indigna". A herança é calculada em mais de R$ 3 milhões.

Em 2014, Suzane se casou com Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos pelo sequestro e morte de um adolescente em Mogi das Cruzes (SP). Sandrão, como é conhecida, conseguiu a progressão para o semiaberto em fevereiro de 2015.

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